
Qual é a Melhor Hora para Publicar no Instagram?
Deste por ti a pensar sobre qual será a melhor hora para publicar no instagram? Nós também!
Antes de mais, não te esqueças que cada perfil de Instagram tem um público-alvo distinto, com localização, preferências, interesses, comportamentos e atividades únicas. Assim sendo, vamos desvendar o melhor horário para atingir o pico de atenção dos seguidores, no geral, mas é essencial que analises as estatísticas do teu perfil para conclusões personalizadas.
Nos últimos anos, o Instagram ultrapassou o número de utilizadores do Facebook e da rede social X. O Instagram tem mais de um bilião de utilizadores ativos mensais e está comprovado que gera 58 vezes mais engagement do que o Facebook. Atualmente, mais de 200 milhões de utilizadores do Instagram visitam, no mínimo, um perfil comercial por dia e 60% das pessoas afirmaram descobrir novos produtos e serviços no Instagram.
Identificar o momento ideal para publicar no Instagram pode ser crucial para maximizar a visibilidade e interação das tuas publicações. Com o algoritmo da plataforma priorizando as interações mais recentes, publicar no horário certo pode fazer a diferença entre uma publicação que passa despercebida e uma que alcança um sucesso memorável. Vamos mergulhar em algumas dicas e estratégias para ajudar-te a descobrir qual é a melhor hora para publicar no Instagram.
Conhecer o público-alvo
O primeiro passo é entender quando o público está mais ativo no Instagram. Isso varia dependendo de vários fatores, incluindo o fuso horário da maioria dos seguidores e os seus hábitos diários. Ferramentas de análise de redes sociais, como o Instagram Insights, fornecem informações valiosas sobre quando os seguidores de uma determinada página estão online e a interagir. Este deve ser o ponto de partida para determinar os horários de pico de atividade.
O primeiro passo é entender quando o público está mais ativo no Instagram
Testar e ajustar
Podíamos dar-te uma receita mágica para o sucesso, mas infelizmente não existe uma resposta única quando se trata do melhor horário para publicar. É importante testar diferentes horários e dias da semana para ver o que gera mais interações. Uma abordagem experimental, publicando em diferentes momentos e depois analisando os resultados, pode revelar padrões únicos de interação para uma audiência específica. É o melhor indicador que podes ter. Prova disso é que se analisares páginas diferentes encontras horários de publicação diferentes.
É importante testar diferentes horários e dias da semana para ver o que gera mais interações.
O que nos dizem os estudos
Vale o que vale, mas estudos de vários analistas de redes sociais sugerem que há alguns horários que tendem a funcionar bem para a maioria das contas no Instagram. Geralmente, o meio da semana (terça a quinta-feira) mostra uma atividade mais alta e consistente. Horários específicos durante o dia, como antes do trabalho (7h-9h), durante a hora do almoço (12h-14h), e depois do trabalho (17h-19h) também são janelas de alta atividade.
Horários específicos durante o dia, como antes do trabalho (7h-9h), durante a hora do almoço (12h-14h), e depois do trabalho (17h-19h) também são janelas de alta atividade
Considere a natureza do conteúdo
O tipo de conteúdo que se publica também pode influenciar o melhor horário para publicar. Por exemplo, conteúdos relacionados com entretenimento podem ter melhor desempenho nas noites e fins de semana, enquanto publicações educativas ou profissionais podem ser mais eficazes durante as horas de trabalho. É essencial adaptar os horários das publicações ao tipo de mensagem que procuramos transmitir.
conteúdos relacionados com entretenimento podem ter melhor desempenho nas noites e fins de semana, enquanto publicações educativas ou profissionais podem ser mais eficazes durante as horas de trabalho
Automatização e consistência
Manter consistência nas publicações vai ajudar a manter o público interessado e ativo. Recorrer a ferramentas de automatização para agendar publicações ajuda a assegurar que consegues manter uma presença regular na plataforma, sem a necessidade de estar fisicamente presente para clicar em “publicar”. Escolher horários baseados nos dados recolhidos e manter uma rotina consistente é obrigatório para atingir o sucesso, sendo mais importante do que saber que devemos publicar às 9h39 ou às 17h55.
Escolher horários baseados nos dados recolhidos e manter uma rotina consistente é obrigatório para atingir o sucesso
Deixe um comentário