Principais tendências de Marketing Digital para 2021

O ano de 2021 já começou. Gostava de estar a par das principais tendências para este ano? Reunimos algumas tendências que o podem ajudar!
A pandemia da Covid-19 levou a que muitas empresas tivessem que se reinventar e consequentemente a algumas transformações no Marketing Digital. Por isso, é importante ficar por dentro das novas e principais tendências, para as implementar na sua estratégia de marketing digital.
Reels no Instagram
O consumidor de hoje em dia, tende a preferir vídeos curtos com conteúdo relevante. Em 2020, com o crescimento significativo do Tik Tok esta ideia veio reforçar-se ainda mais, mostrando que este tipo de formato é aprovado pela maioria da população.
Os Reels são vídeos curtos, com duração entre 15 a 30 segundos, e são uma tendência que deve ser acompanhada de perto este ano, porque também ela está a crescer e a tornar-se uma ferramenta importante para as empresas. Muitas marcas já aderiram para promoveram os seus serviços/produtos.
Chatbots
Hoje em dia, já muitas empresas aderiram ao Chatbot no seu site ou loja online, no entanto quem não o fez, neste ano deve implementá-lo.
O Chatbot é uma ferramenta que permite melhorar o relacionamento com os clientes, ou seja, é um robot que serve como substituto a um colaborador no atendimento ao cliente.
Esta ferramenta é considerada tão eficiente quanto um consultor humano, basta a empresa programar perguntas e respostas para interagir com o cliente. Prevê-se que até 2025, o seu aumento anual seja de 24%.
Lives e Webinars
Antes da pandemia, os live vídeos já contavam com muitas visualizações, no entanto o confinamento veio trazer a este tipo de interação ainda mais destaque. Tornou-se uma das principais formas de comunicação com o público, de empresas e influenciadores digitais.
Os webinares vieram também ganhar mais público, através de por exemplo masterclasses, sendo uma excelente forma de humanizar experiências entre as empresas e os seus clientes.
Micro influencers
Os influenciadores têm sido uma tática de marketing cada vez mais utilizada pelas empresas e tem vindo a mostrar-se muito benéfica. Inicialmente, a ideia era que se devia apostar em macro influenciadores, porém além de ser uma parceria cara, a mesma não chegava aos resultados pretendidos.
Começou assim a apostar-se mais em micro influenciadores, ou seja, em influenciadores que têm entre 1000 a 100.000 seguidores. Isto porque, oferecem seguidores mais fiéis e possuem um nicho de mercado mais específico, ao contrário dos macro influenciadores.
Criação de conteúdos interativos
O conteúdo interativo sempre foi fundamental no Marketing Digital, porém em 2021 o mesmo está a tornar-se ainda mais importante. Não só porque as marcas precisam de criar conteúdos que se destaquem, mas porque é importante criar um envolvimento humano.
Para isso, as lives não são o único conteúdo interativo que pode ser estrategicamente utilizado, pode e deve apostar em por exemplo sorteios e inquéritos, sobretudo para reter a atenção da sua audiência e aumentar o seu engagement
Clubhouse
A nova rede social ainda agora chegou e já está a ser um sucesso. Se quiser saber como funciona e como receber convite, temos um post no blog a explorar esse assunto.
É certamente uma tendência para este ano, e já vários influenciadores e empresas aproveitaram esta rede social para atrair seguidores e falar sobre assuntos relevantes para a sua audiência.
Partilhe a sua opinião connosco e diga-nos quais as tendências que tenciona adotar este ano.
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