Clubhouse: como funciona a nova rede social e como receber convite

Já conhece a rede social do momento? Chama-se Clubhouse e a vontade de conversar é o que une os seus utilizadores.
Assistimos a um híbrido entre aquilo que são podcasts, combinados com verdadeiras conferências em direto para quem se quiser juntar para ouvir e… participar. Um misto entre rádio e televisão.
Antes de mais, e o mais importante, é que de momento a rede social só está disponível na App Store. Isto significa que só a pode utilizar se for utilizador de iPhone (também funciona no iPad, mas não está adaptada às dimensões do ecrã). De qualquer forma, a versão para Android já esteja a ser desenvolvida. Aguarde uns dias!
Outro pormenor primordial é que precisa de convite para ingressar nesta nova aplicação. E para isso é necessário que um dos seus contactos já esteja registado na rede social e tenha um convite disponível para te enviar. Cada utilizador inicia com dois convites. Até lá, pode instalar a app, definir o nickname e ficar em lista de espera. Assim que alguma alma caridosa aprove o seu registo, conseguirá entrar e também receberá imediatamente dois convites para convidar mais amigos a entrar (ou aceitar o s que estão em lista de espera).
No Clubhouse não há espaço para fotografias (a não ser a de perfil), nem vídeo. O ex-libris de outras redes! A comunicação é toda feita em áudio ao vivo, não havendo sequer a possibilidade de enviar mensagens a outros utilizadores nem gravar ecrã. Se o fizer a aplicação é notificada e pode ser suspenso. Depois de criada a conta, pode acumular seguidores e pode seguir outras pessoas, bem como aderir a salas de conversação e ser notificado do início de conversas que lhe interessem.
A ideia é entrar numa sala onde estará um anfitrião, moderadores e pessoas a assistir ao mais variado tipo de conversas, desde moda, tecnologia, política ou assuntos do dia-a-dia. A qualquer momento pode carregar em “levantar a mão” e juntar-se à discussão se isso lhe for permitido. Embora tenha sido lançada em março de 2020, só no início de 2021 começou a atingir números relevantes. Se em janeiro contava com 600 mil utilizadores, hoje são mais de 6 milhões. Um tweet de Elon Musk sobre a rede social também ajudou a impulsionar o seu sucesso. Neste momento é a app gratuita mais descarregada na App Store em Portugal. Por enquanto não existe publicidade no Clubhouse.
Para o aparente sucesso têm contribuído as presenças da apresentadora Oprah Winfrey, do humorista Chris Rock e do CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave. Por lá também já passaram algumas caras rivais como Jack Dorsey (CEO do Twitter) e Mark Zuckerberg (CEO do Facebook).
Quer saber mais sobre a aplicação e compreender como a pode usar para melhorar a comunicação do seu negócio? Inscreva-se no nosso curso de Marketing Digital & Social Media. Promoção €249,99. Saiba mais ⬇️
Mas nem tudo são rosas. Na semana passada, o debate sobre a privacidade e a proteção de dados veio à tona, com o Stanford Internet Observatory a reportar falhas de segurança que deixaram os dados dos utilizadores à mercê do governo chinês. Aliás, o Clubhouse está bloqueado na China, mas podem ainda existir utilizadores chineses com acesso à app para recolha de informações. Como conseguimos confirmar, a aplicação já não pode ser descarregada da App Store na China, onde estava disponível desde outubro passado, após um breve bloqueio em setembro, seis meses após o lançamento da versão beta.
Qual é a sua opinião sobre o Clubhouse?