Deu por si a pensar sobre qual a melhor hora para publicar no Instagram? Não está sozinho nisso!

Antes de desvendar o melhor horário para atingir o pico de atenção, não se esqueça que cada conta no Instagram tem um público distinto, com localização, preferências e número de seguidores diferente.

Nos últimos dois anos, o Instagram ultrapassou os users de twitter, mundialmente. Atualmente, mais de 200 milhões de utilizadores do Instagram visitam, no mínimo, um perfil comercial por dia e 60% das pessoas afirmam descobrir novos produtos no Instagram. São mais do que razões para apostar nesta rede social, mas existem outras vantagens (principalmente para contas profissionais):

  1. Aumento de Vendas
  2. Aumento do Brand Awareness
  3. Gera tráfego para a web
  4. Aumenta a satisfação do cliente
  5. Pode ser usado para atrair e estimular a relação com influencers
  6. Gera maior interação entre clientes e marca
  7. Aumenta a Notoriedade

 

Mas vamos ao que trouxe o leitor até aqui. Globalmente falando, os dias de maior interação de utilizadores da rede social Instagram são os Sábados e Domingos, como era de esperar.

Mesmo que os seus seguidores sejam maioritariamente adolescentes e jovens adultos, os dias de semana, por norma, estão preenchidos com aulas, reuniões, encontros com amigos e hobbies. Apesar de sobrar sempre tempo para o scroll e para espreitar o que é que andam a fazer os nossos amigos, o nível de atenção é inferior durante o horário laboral.

 Por falar em nível de atenção, no Instagram, este é superior aos Domingo entre 14 e as 18 horas.

 

   Globalmente falando, os dias de maior interação de utilizadores da rede social Instagram são os Sábados e Domingos, como é de esperar.

 

As melhores horas para publicar em contas pessoais de Instagram são à hora de almoço (das 12 às 14 horas) e ao final da tarde, depois da hora de trabalho (das 19 às 22 horas).

Mas não há nada como estudar caso a caso! A utilização de ferramentas estatísticas da própria aplicação, como o Instagram for Business é uma boa ajuda para afinar a sua hora de publicação. Para ter acesso a essa opção, basta aceder às opções da sua conta e transformar em perfil comercial. Veja os passos!

Passo 1 – Adesão a Perfil Comercial (Aberto)

Passo 2 – Aceder ao painel estatístico (disponível após 7 dias)

Outras ferramentas com limitações ou pagas, como a Iconosquare ou Webstagram, estudam o comportamento da conta e dos seguidores para indicar as melhores horas para interação. Ou, porque não… usar uma folha de excel e fazer o seu próprio controlo e testes regulares? Continua a ser a minha ferramenta de eleição.

Partilho uma versão desta folha de excel para testes durante 4 semanas, aqui.

Com a atualização de algoritmos, como a substituição da ordem cronológica por um algoritmo que dá prioridade às publicações com maior envolvimento, significa que quantos mais gostos e comentários as suas fotografias receberem, mais visibilidade será dada à sua conta.

Se estiver apto a gerar muito engagement logo após a publicação, isto indica que o seu post é de qualidade, com capacidade de envolvimento, e por isso, subirá para o topo do feed dos seus seguidores, criando mais visibilidade.

Há muitas formas de aumentar o envolvimento no Instagram, mas uma delas é utilizar a melhor hora para publicar no Instagram, mas existem outras:

Comece por estudar o perfil dos seus seguidores

Tudo depende dos hábitos dos seus seguidores. Se tiver um negócio relacionado a jogos online, por exemplo, é muito provável que o seu público tenha hábitos mais noturnos.

Publique em horário pós laboral (hora de almoço e depois das 19 horas)

De acordo com a minha experiência na Marketing 360, as melhores horas para publicar em contas de negócio no Instagram são à hora de almoço (das 12 às 14 horas) e ao final da tarde, depois da hora de trabalho (das 19 às 22 horas). Olhe para si, quando é que passa mais tempo no Instagram? Se é durante o horário laboral e não trabalha em social media é possível que o chefe lhe pergunte porque passa tanto tempo no telemóvel. Deixe-se disso!

Aposte nos fins-de-semana

Se for para uso pessoal, não há dúvidas de que terá melhores resultados. Para uso empresarial, é comum que empresas B2C (Business to Consumer, ou seja, empresas que trabalham diretamente com o consumidor final) tenham mais sucesso aos Sábados e Domingos, já que os clientes das B2C costumam investir o seu tempo de lazer para fazer pesquisas e compras online. Já as empresas B2B (Business to business, isto é, empresas que vendem para outras empresas) não apresentam tanto rendimento com conteúdo ao fim-de-semana, já que a maioria dos seus clientes são empresas que funcionam de Segunda a Sexta-feira e estão encerradas ao Sábado e Domingo.

Evite as três da tarde, mas não tema os testes

Os dias úteis, entre as 15 e 16 horas, são por norma os dias em que há menos envolvimento, porque grande parte parte dos utilizadores está a trabalhar ou ocupados. No entanto, há casos de empresas que têm sucesso neste horário. Teste, teste e teste!

As ferramentas existem para o ajudar. Use ferramentas para lhe facilitar a vida

Ferramentas como a Linktree podem ajudar, e muito. Trata-se de uma ferramenta agregadora de links que permite que inclua uma árvore de links na bio do Instagram, aumentando significativamente as possibilidades de gerar tráfego e conversões a partir do Instagram, sem ter que estar a alterar o link da bio constantemente. Outra ferramenta excelente é o Canva. É um serviço online que tem como objetivo ser uma ferramenta descomplicada para criação de peças de design e posts para a sua conta de Instagram.

E porque há vida além do Instagram, ficam algumas dicas:

  1. O melhor horário para publicar no Twitter é de 13h às 15h.
  2. Menos é mais! Tweets curtos geram maior engagement.
  3. O melhor horário para publicar no Facebook é das 13 às 17 horas.
  4. horário de pico no Facebook é às 15 horas, principalmente às quartas-feiras.
  5. Terças e quintas são os dias em que as redes sociais recebem maior tráfego de pessoas de negócios.
  6. O melhor horário para postar no Tumblr situa-se entre 19 e as 22 horas, em dias úteis.
  7. O melhor horário para publicar no Pinterest é das 14 às 16 horas e das 20 às 23 horas, em dias úteis.
  8. No Pinterest, fotografias que não apresentam rostos humanos têm 23% de maior probabilidade de serem partilhadas.
  9. O melhor horário para apostar no Google+ é das 9 às 11h, em dias úteis.
  10. O engagement no Twitter é 14% maior em dias de semana.
  11. O engagement no Facebook é 32% maior em fins-de-semana.
  12. No Facebook, a Sexta-feira é o dia da semana que apresenta maior engagement.
  13. No Twitter, Segunda e Terça-feira são os dias da semana que apresentam maior engagement.

 

Por fim, é recorrente surgir dúvida entre optar por uma conta pública ou privada para representar a nossa marca. Eis algumas conclusões. Conta pública ou privada? Na verdade, optar por uma conta privada, não limita o que é possível fazer. Limita sim quem poderá ter acesso ao conteúdo da página. Se o objetivo for atingir um número elevado de pessoas, optar por conta pública. Além disso, dá acesso a estatísticas importantes.

A conta privada não permite que a página seja encontrada em publicações com hashtags e que os seus seguidores enviem ou identifiquem outras pessoas no post. Ir dos 0 aos 2000 seguidores é, naturalmente, mais difícil do que passar dos 2000 aos 5000.

A credibilidade e força de uma página aumenta à medida que o número de followers cresce. Uma conta com um bom número de seguidores é associada a uma conta com conteúdo de qualidade.

Ter uma conta pública com mais de 30 publicações de qualidade; com regularidade; consistência de cor, tipo de grafismo e conteúdo; apostar em seguir pessoas que seguem páginas concorrentes = aumento do ratio.

 

Dicas de estrutura de página:

Partilhe a sua opinião connosco!

Sabe como citar este artigo? João Valente (1 de Janeiro, 2020). "Qual é a melhor hora para publicar no Instagram?". Consultado a 20 de Fevereiro, 2020 em Marketing 360, https://www.marketing360.pt/2020/01/01/qual-melhor-hora-publicar-no-instagram/.

3 Comments
  1. Avatar
    Sarinha
    25 de Novembro, 2019Responder

    Gostei, super ajudou e vou fazer todos os testes possíveis!

    • Marketing 360
      Marketing 360
      25 de Novembro, 2019Responder

      Obrigado! :)

  2. Avatar
    Miguel
    27 de Dezembro, 2019Responder

    Bom dia,

    Este artigo está muito interessante e aborda um tema muito pertinente.
    A grande maioria dos meus seguidores são Brasileiros e Americanos, deste modo agradecia a vossa ajuda para tentar perceber quais são as melhores horas para publicar fotos no Instagram?
    Aproveito ainda a oportunidade para questionar a relevância de colocar as seguintes Hashtags nas minhas publicações:
    #followme #likeforlike #like4like #follow4follow #followforfollow #f4f #photooftheday #likeforlikes

    Muito obrigado pela vossa ajuda.

Join the conversation

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Deixe uma resposta