O WhatsApp é uma plataforma que já conta com um grande número de utilizadores por todo o mundo.

O lançamento do WhatsApp Business trouxe uma nova tendência de usar a app como ferramenta de marketing digital em dispositivos mobile, já que esta versão oferece diversas ferramentas desenvolvidas especificamente para o uso empresarial.

Uma das grandes vantagens do uso do WhatsApp como uma ferramenta de marketing é a sua versatilidade em termos de conteúdo. Ações como o envio de mensagens de texto, imagens e vídeos, são realizadas por diversas marcas e com excelentes resultados.

Como em qualquer outro canal do mundo digital, o uso do WhatsApp necessita de um planeamento de estratégia, principalmente no marketing online.

Além disso, é necessário saber equilibrar o volume de mensagens para que este não se torne invasivo. Da mesma forma como o e-mail marketing, também no WhatsApp, já vemos algumas marcas a saturar de mensagens, chegando a ser SPAM, o que pode por em causa todo o esforço do Marketing.

As marcas necessitam de ter sensibilidade para identificar o que separa a comunicação da intromissão neste tipo de canal tão agressivo e imediato. Se este limite não for percebido, o resultado pode não ser o desejado.

Forma de atuar

Antes de pensar no uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital, é preciso ligar a aplicação a outros canais online que já dispomos como Twitter, Facebook, Blog e até mesmo e-mail.

O WhatsApp não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente, mas também como um instrumento fácil, rápido e barato de nos colocarmos a disposição deste cliente.

WhatsApp como uma ferramenta de feedback

A grande vantagem do WhatsApp em relação a outros canais é a sua rapidez.

Nos dias de hoje qualquer pessoa tem na sua posse um smartphone, esteja onde estiver. Isso faz com que esse aplicativo seja a ferramenta mais a mão na hora de esclarecer qualquer dúvida.

Por fim, já conhece o novo formato de noticias e newsletter via WhatsApp? Veja o que faz o Observador, por exemplo!

Os utilizadores desta aplicação de conversação receberão notificações relativamente ao que o Observador considerar os melhores conteúdos da manhã e da tarde, bem como uma versão resumo das notícias do dia.



 

Para começar a receber estas newsletters, primeiro deve clicar neste link e a seguir ler e aceitar a política de privacidade. O passo seguinte é abrir a aplicação do WhatsApp no seu telemóvel e guardar o contacto que lhe aparece como “Observador”. Por último, envie a mensagem que surgiu no visor e que foi pré-definida por nós. E já está: a partir desse momento, já vai poder receber as newsletters do Observador não só no e-mail, mas também através do WhatsApp.

Essa disponibilidade imediata da marca é um forte fator de fidelização.

O Whatsapp é uma ferramenta de marketing digital que cumpre seu papel com perfeição.

 

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