Para lançar um produto no mundo empresarial, é necessário fazer um estudo prévio de mercado, garantindo assim que satisfaremos as necessidades dos nossos clientes e potenciais clientes.

Projetar um novo produto no mercado é uma tarefa complicada, e a prova disso mesmo  são os inúmeros lançamentos de empresas, respeitadas pela sua competência em marketing, que já desenvolveram produtos, mas que fracassaram no mercado em algum momento.

Comidas congeladas da Colgate – 1982

A notoriedade da marca noutro segmento não agradou aos consumidores, e a linha foi suspensa.

 

Pizza do McDonald’s – 1990

McDonald’s lançou nos Estados Unidos um cardápio que incluía pizzas. A ideia desagradou os consumidores acostumados com a velocidade do serviço do “fast food”.

 

Coca-Cola BlaK – 2006

Uma mistura de Coca-Cola com café, o produto durou dois anos no mercado apenas  comparado aos mais de cem anos da versão tradicional.

Lançada em 2006, a Coca-Cola Blak não caiu no gosto dos seus consumidores, nos Estados Unidos  a Coca- Cola chegou a oferecer garrafas gratuitamente para divulgar o produto. O sabor, no entanto, não convenceu.

“Nova Coca-Cola” – 1985

Enfrentando uma queda nas vendas e uma concorrência cada vez mais feroz, a Coca-Cola decidiu mudar o seu produto totalmente sem pensar numa nova forma de comunicar com os seus cliente.

A empresa deixou a sua fórmula consagrada por (até então) 99 anos e introduziu a “new Coke”. O que resultou num verdadeiro fracasso.

Estes e outros exemplos, estão expostos no Museu do Fracasso na Suécia, onde reúne os piores lançamentos da história do comércio.

Provaria uma lasanha da Colgate?

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