Afinal, o que é uma marca? Qual o seu valor, e a importância do seu registo?

Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), marca é todo sinal distintivo, visualmente percetível, que identifica e distingue produtos e serviços, certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

O registo da marca dá à sua empresa o direito exclusivo de impedir que terceiros comercializem produtos idênticos ou semelhantes com uma marca igual ou tão semelhante que possa causar confusão entre os consumidores.

Facilita ao consumidor a identificação de um produto (bem ou serviço) de uma empresa específica, para que ele possa diferenciá-lo de outros produtos idênticos ou semelhantes da concorrência. Consumidores satisfeitos com um determinado produto tendem a voltar a comprá-lo ou a usá-lo. Para que isso seja possível, é necessário que eles sejam capazes de diferenciar produtos idênticos ou semelhantes.

Uma marca bem desenvolvida é um ativo de valor para a maioria das empresas. Para algumas delas pode até ser o ativo mais valioso. Os valores estimados de algumas das marcas mais famosas do mundo, como Coca-Cola ou IBM, chegam a ultrapassar 50 bilhões de dólares.

Isto ocorre porque os consumidores associam o símbolo a uma reputação, imagem e conjunto de qualidades que eles valorizam, e estão dispostos a pagar mais por um produto que leve esta marca. Por isso, o simples fato de possuir uma marca com boa imagem e reputação no mercado já coloca a empresa em posição vantajosa com relação à concorrência.

Sem o registo da marca, todo o seu esforço na comercialização do produto poderá ser inútil, uma vez que as empresas concorrentes podem usar a mesma marca ou uma marca parecida, a ponto de causar confusão nos produtos idênticos ou semelhantes.

Isso não só reduziria os seus lucros como também poderia prejudicar a imagem e a reputação da sua empresa no mercado, especialmente se os produtos concorrentes forem de qualidade inferior.

Desta forma, a Brands 360 (www.brands360.pt) poderá ajudá-lo, protegendo e valorizando a sua identidade, pois esta é a NOSSA PRIORIDADE!