Já viu várias publicações no Instagram com uma serie de palavras usadas com o símbolo cardinal à sua frente? Sabe para que servem?

Os hashtags são uma das técnicas mais básicas no Instagram para ter mais alcance nas suas publicações. Mas é preciso saber em que casos devemos utilizá-los, onde e como os colocamos, e se há um máximo de hashtag que podemos usar em cada post que fizermos nesta rede social.

Uma das redes sociais que ganhou maior visibilidade nos últimos tempos tem sido o famoso Instagram, que criou uma série de tags que podiam ser usadas  sendo mais fácil encontrar as fotos relacionadas com a mesma etiqueta, a  isto denominaram os tais hashtag que estamos a falar.

Não são mais do que estratégias para atrair seguidores e gerar mais visibilidade para suas publicações na Internet.

Mas a final o que é um hashtag?

Um hashtag pode ser uma palavra ou uma frase composta por letras e/ou emojis, que se escreve tudo junto (sem espaços) e que começa com o conhecido símbolo de cardinal (#), com o intuito de organizar os conteúdos, e ao clicar num hashtag poderá navegar por outras publicações que foram etiquetadas com essa mesma etiqueta.

Um bom  hashtag ou uma boa combinação delas pode ajudar a expor a sua marca para públicos mais amplos ou até mesmo mais específicos. Ou seja, públicos que se convertem em possíveis clientes.

Quanto mais hashtags usarem,  mais o vosso conteúdo aparecerá em mais feeds. O limite imposto pelo Instagram é de 30 hashtags por publicação, ao que podemos usufruir essas 30 oportunidades para chegar a mais pessoas. Estas palavras-chaves podemos colocá-las junto do texto da nossa publicação ou num comentário à parte.

Podemos usar os hashtag populares, estes são visualizados por mais pessoas mas, em contrapartida, a viabilidade da nossa publicação permanecer no topo das mais recentes por mais tempo é pouca, pelo que devemos também incluir hashtags que não sejam tão conhecidas e assim temos mais hipótese de sermos vistos .

Apresentamos os Hashtags mais usados em Portugal:

TOP 20

#portugal 31.06 %
#lisboa 9.82 %
#lisbon 9.11 %
#travel 8.33 %
#porto 5.88 %
#photography 4.73 %
#photooftheday 4.05 %
#instagood 3.77 %
#love 3.67 %
#nature 3.39 %
#picoftheday 2.86 %
#algarve 2.66 %
#summer 2.65 %
#visitportugal 2.60 %
#sintra 2.56 %
#travelgram 2.53 %
#travelphotography 2.47 %
#beach 2.46 %
#igersportugal 2.37 %
#europe 2.30 %

Sendo isto uma boa oportunidade em se posicionar no mercado digital, diga-nos o que pensa do uso dos hashtags!