Deu por si a pensar sobre qual a melhor hora para publicar no Instagram? Não está sozinho nisso!

Antes de desvendar o melhor horário para atingir o pico de atenção, não se esqueça que cada conta no Instagram tem um público distinto, com localização, preferências e número de seguidores diferente. Assim, deve apostar no horário de maior fluxo, tendo em conta o seu público-alvo, independentemente se a sua conta é pessoal ou profissional.

Globalmente falando, os dias de maior interação de utilizadores da rede social Instagram são os Sábados e Domingos, como é de esperar. Mesmo que grande parte dos seus seguidores sejam da camada mais jovem, os dias de semana, por norma, estão preenchidos com aulas, reuniões, encontros com amigos e hobbies. Apesar de sobrar sempre tempo para o scroll e para espreitar o que é que andam a fazer os nossos amigos, o nível de atenção é inferior.

 Por falar em nível de atenção, no Instagram, este é superior aos Domingo entre 14 e as 18 horas.

 

   Globalmente falando, os dias de maior interação de utilizadores da rede social Instagram são os Sábados e Domingos, como é de esperar. 

Em grande parte dos casos, as melhores horas para publicar em contas pessoas de Instagram são à hora de almoço (das 12 às 14 horas) e ao final da tarde, depois da hora de trabalho (das 19 às 22 horas).

Mas não há nada como estudar caso a caso! A utilização de ferramentas estatísticas da própria aplicação, como o Instagram for Business é uma boa ajuda para afinar a sua hora de publicação. Para ter acesso a essa opção, basta aceder às opções da sua conta e transformar em perfil comercial. Veja os passos!

Passo 1 – Adesão a Perfil Comercial (Aberto)

Passo 2 – Aceder ao painel estatístico (disponível após 7 dias)

Outras ferramentas com limitações ou pagas, como a Iconosquare ou Webstagram, estudam o comportamento da conta e dos seguidores para indicar as melhores horas para interação.

Ou, porque não… usar uma folha de excel e fazer o seu próprio controlo e testes regulares? Continua a ser a minha ferramenta de eleição.

Partilho uma versão desta folha de excel para testes durante 4 semanas, aqui.

 

Com a atualização de algoritmos, como a substituição da ordem cronológica por um algoritmo que dá prioridade às publicações com maior envolvimento, significa que quantos mais gostos e comentários as suas fotografias receberem, mais visibilidade será dada à sua conta.

 Ou, porque não… usar uma folha de excel e fazer o seu próprio controlo e testes regulares?

 

Se estiver apto a gerar muito engagement logo após a publicação, isto indica que o seu post é de qualidade, com capacidade de envolvimento, e por isso, subirá para o topo do feed dos seus seguidores, criando mais visibilidade.

Há muitas formas de aumentar o envolvimento no Instagram, mas uma delas é utilizar a melhor hora para publicar no Instagram, mas existem outras:

Comece por estudar o perfil dos seus seguidores

Tudo depende dos hábitos dos seus seguidores. Se tiver um negócio relacionado a jogos online, por exemplo, é muito provável que o seu público tenha hábitos mais noturnos.

Publique em horário pós laboral (hora de almoço e depois das 19 horas)

De acordo com a minha experiência na Marketing 360, as melhores horas para publicar em contas de negócio no Instagram são à hora de almoço (das 12 às 14 horas) e ao final da tarde, depois da hora de trabalho (das 19 às 22 horas). Olhe para si, quando é que passa mais tempo no Instagram? Se é durante o horário laboral e não trabalha em social media é possível que o chefe lhe pergunte porque passa tanto tempo no telemóvel. Deixe-se disso!

Aposte nos fins-de-semana

Se for para uso pessoal, não há dúvidas de que terá melhores resultados. Para uso empresarial, é comum que empresas B2C (Business to Consumer, ou seja, empresas que trabalham diretamente com o consumidor final) tenham mais sucesso aos Sábados e Domingos, já que os clientes das B2C costumam investir o seu tempo de lazer para fazer pesquisas e compras online. Já as empresas B2B (Business to business, isto é, empresas que vendem para outras empresas) não apresentam tanto rendimento com conteúdo ao fim-de-semana, já que a maioria dos seus clientes são empresas que funcionam de Segunda a Sexta-feira e estão encerradas ao Sábado e Domingo.

Evite as três da tarde, mas não tema os testes

Os dias úteis, entre as 15 e 16 horas, são por norma os dias em que há menos envolvimento, porque grande parte parte dos utilizadores está a trabalhar ou ocupados. No entanto, há casos de empresas que têm sucesso neste horário. Teste, teste e teste!

E porque há vida além do Instagram…

O melhor horário para publicar no Twitter é de 13h às 15h.

Menos é mais! Tweets curtos geram maior engagement.

O melhor horário para publicar no Facebook é das 13 às 17 horas.

horário de pico no Facebook é às 15 horas, principalmente às quartas-feiras.

Terças e quintas são os dias em que as redes sociais recebem maior tráfego de pessoas de negócios.

O melhor horário para postar no Tumblr situa-se entre 19 e as 22 horas, em dias úteis.

O melhor horário para publicar no Pinterest é das 14 às 16 horas e das 20 às 23 horas, em dias úteis.

No Pinterest, fotografias que não apresentam rostos humanos têm 23% de maior probabilidade de serem partilhadas.

O melhor horário para apostar no Google+ é das 9 às 11h, em dias úteis.

O engagement no Twitter é 14% maior em dias de semana.

O engagement no Facebook é 32% maior em fins-de-semana.

No Facebook, a Sexta-feira é o dia da semana que apresenta maior engagement.

No Twitter, Segunda e Terça-feira são os dias da semana que apresentam maior engagement.

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Sabe como citar este artigo? João Valente (16 Janeiro, 2019). "Qual é a melhor hora para publicar no instagram?". Consultado a 16 Fevereiro, 2019 em Marketing 360, https://www.marketing360.pt/2019/01/16/qual-melhor-hora-publicar-no-instagram/.