O Instagram já venceu o Snapchat e o próximo combate é com Youtube.

Todos nós sabemos que o Youtube, atualmente, é a maior plataforma de reprodução de vídeos de todo planeta, ou pelo menos do mundo ocidental. O sucesso é inegável. Atualizações atrás de atualizações, tanto no design quanto nos algoritmos que o torna atrativo para todas faixas etárias, tem mantido o pioneiro neste seguimento até os dias de hoje na liderança, mesmo 13 anos após o lançamento.

 

Mas aqui surge a pergunta: Por quanto tempo?

 

As redes sociais, assim como tudo, têm um ciclo de vida. Isso, explicado de uma forma superficial resume-se em 3 partes: Lançamento, auge e o amedrontador declínio. Explicado de outra forma, ainda alguém se lembra do Hi5? Talvez do mySpace? Exato. Esses são exemplos de redes sociais que simplesmente não conseguiram acompanhar as mudanças exigentes do mundo online. Tiveram o seu auge e hoje servem como histórias da “geração passada”.

 

Onde quero chegar com isso? Passo a explicar. Cada vez mais, as redes socias têm disputado o tempo dos seus utilizadores e qual a melhor forma de atrair a atenção do que através de vídeos? Os dados confirmam que o consumo de vídeo cresce exponencialmente nas plataformas sociais. Utilizamos vídeos para basicamente tudo nos dias de hoje. Seja para assistir o Videoclip da música que foi recentemente lançada, seja em campanhas de Marketing, para vermos Youtubers e influenciadores, e a melhor de todas, quem nunca utilizou para assistir receitas culinárias na esperança de futuramente se tornar em um Gordon Ramsay? Nesta “batalha pela atenção” o Youtube, como referido anteriormente, está no topo. Contudo isso pode estar prestes a mudar graças a concorrência. O facebook cada vez mais tem roubado esse espaço e agora o Instagram, que antes permitia vídeos de apenas 60 segundos, disponibilizou uma nova atualização que permite vídeos de até 1 hora…em 4k!

 

Apresentamos o IGTV (Instagram TV)!

 

A ideia por detrás do Instagram TV é permitir que os criativos deste tipo de conteúdo, semelhante ao que já acontece no YouTube, ajudem a definir o que é o IGTV alavancando o grande número dos seus seguidores. Não importa se atualmente possui milhares de seguidores ou simplesmente os amigos e família.

 

Com a plataforma, será capaz de criar conteúdos verticais com a duração de 1 hora e com a capacidade de 4k, ou simplesmente visualizar uma grande variação de conteúdos de outras pessoas. A função estará disponível através do Instagram, onde possui uma aba especifica, ou através de uma aplicação especialmente dedicada, podendo ser instalada em dispositivos IOS ou Android, como é explicado no vídeo abaixo.

 

 

Outra ótima noticia: Os criadores de conteúdo vão ser pagos pelo seu trabalho nesta rede social, apesar de ainda não se saber como vai funcionar relativamente ao pagamento através de anúncios. Se o Instagram já era considerado uma ótima plataforma para investimento, acabou de se tornar ainda mais importante. Através da nova atualização, será possível ampliar a capacidade de alcance das marcas e influenciadores. Relembro ainda que a pouco tempo, o instagram atingiu a incrível marca de 1 bilião de utilizadores.

 

Confirme a aparência da nova atualização: