A multinacional de software e serviços online executará, no próximo mês, um rebranding da marca desenhado a pensar nos anunciantes que não têm experiência com as ferramentas da Google.

 

A existência de tantas marcas tem a ver com o fluxo de aquisições da Google enquanto fazia crescer os seus próprios serviços de publicidade. A DoubleClick, por exemplo, foi adquirida em 2008, enquanto o AdWords nasceu em 2000 para fazer aquilo que o nome em inglês indica – colocar anúncios em textos. Com o tempo e o crescimento das possibilidades, porém, esse sentido foi se perdendo mais e mais.

 

A Google anunciou na passada quarta feira mais um reposicionamento de marca, desta vez, voltado para seus serviços de publicidade. Marcas como DoubleClick e AdWords voltadas para anunciantes, deixarão de existir e serão unificadas sob uma única, chamada Google Ads, que referenciará todos os serviços da companhia para compra de propaganda. No entanto, serviços como o AdMob, voltado para plataformas mobile, ou o AdSense, que permite a administradores de sites posicionarem anúncios e receberem as devidas receitas não sofrerão alterações. De acordo com a Google, a ideia é separar serviços de aquisição de tecnologias para exibição.

Além disso, a companhia deixa claro que, apesar do fim da utilização de marcas separadas, os serviços continuarão a funcionar normalmente, de maneira independente e com todos os recursos já existentes. A ideia é apenas unificar as plataformas em termos de marca, assim como ela permite a compra de propaganda em todos os seus serviços a partir de uma única interface. Nos sistemas dedicados a compradores maiores, também existem mudanças: o software de aquisição passa a denominar-se Google Marketing Platform, enquanto o Google Ads Manager servirá como a ferramenta de administração de inventário e obtenção de métricas para os anunciantes.

Imagem que ilustra o reposicionamento da marca Google Adwords

O sistema da companhia não vive apenas de grandes agências de publicidade e clientes, mas também de pequenas empresas e até utilizadores singulares, com todos a serem convidados a adquirir anúncios. Os menos iniciados, entretanto, podem ter bastante dificuldade com toda esta sopa de letrinhas. Desse jeito, uma das ideias por detrás de tantas mudanças é reduzir o potencial de confusão de tantas plataformas com nomes diferentes e, principalmente, entendimentos nem sempre simples.

Deixamos-lhe um vídeo que explica o novo processo:

Get more done with Smart campaigns in Google Ads

 

Fonte: Canaltech

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