O crescimento gradual do turismo no nosso país não é um milagre. Já a sua importância para a recuperação económica, é, sem sombra de dúvida um milagre. E dos bons!

Devemos valorizar as novas tendências, como é o caso do alojamento local, que representa atualmente cerca de um terço da oferta de camas nas grandes cidades. O crescimento deste tipo de alojamento deve-se em grande parte a plataformas digitais como o Airbnb, aplicação mobile que permite a reserva de quartos ou mesmo habitações inteiras através de um clique. Este e outros tipos de inovações estão a criar emprego, atrair turistas e permitir que mais pessoas façam férias fora de casa.

Estas e outras tendências são a alavanca para o início do apelidado Turismo 4.0.

Iniciativa (louvável) do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal. Para o Ministério da Economia, o turismo é dos setores mais avançados na digitalização. Potenciar o país como hub global de inovação e desenvolvimento digital no setor do turismo é o principal objetivo do Centro de Inovação do Turismo. Contudo, a agenda definida até então abrange iniciativas como o lançamento de onze programas de aceleração e apoio a startups. Espera-se que tenham em conta todo o país. Um grande desafio será inserir a inovação digital na agenda das organizações internacionais do setor, nomeadamente na Organização Mundial do Turismo, na OCDE e na European Travel Commission, tentando ainda obter apoios para eventos de dinamização da inovação e da digitalização do setor, como o Cascais Tourism Forum, Tourism Challenges ou o SmartFunchal.

Apoiar startups, projetos inovadores e plataformas dedicadas ao turismo serão medidas altamente benéficas e que irão favorecer a economia nacional a médio prazo. É essencial que a industria tradicional e os responsáveis por organizações do setor do turismo percebam que estar presente e apostar no digital não é uma opção. A Tourism 360, marca aveirense especializada em consultoria de marketing turístico, é um exemplo de sucesso na gestão da estratégia turística de entidades fundamentais para o crescimento do turismo em Portugal.

Vamos apoiar o turismo, só temos razões para o fazer!

João Valente é CEO e Especialista em Marketing Digital na Marketing 360

Artigo de 5 de Junho de 2017, publicado no Diário de Aveiro

Tags: , , , , , , , , , , ,