Compraria um carro sem fazer um test-drive previamente? Investiria numa moradia para a sua família sem a ver primeiro e de seguida consultar a opinião de quem a iria partilhar consigo?

Aposto que não. Somos seres racionais e curiosos. Gostamos de conhecer antes de adquirir e de comparar antes de avaliar.

Artigo de opinião da autoria de João Valente.

Artigo de opinião da autoria de João Valente.

Se invertermos a situação teremos a solução mágica para conquistarmos os atuais e futuros clientes para o nosso negócio: conhecer o perfil do cliente, o que procura e como mostrar o que realmente acrescenta valor. O mesmo raciocínio poderá adequar à sua vida pessoal, onde substituímos os clientes pelos nossos amigos, companheiros ou colegas de trabalho.

Na prática, os clientes são o óleo que lubrifica a sua máquina e que permite que continue a trabalhar. O sucesso na conquista de clientes para o seu negócio, independentemente do setor e tamanho, irá determinar o nível de sucesso e a longevidade do mesmo. Partilho com o leitor algumas das mais simples, práticas e impactantes formas de conquistar novos clientes. Começamos pela base: conhecer o cliente.

Temos que ter a certeza de quem nos procura. Começar por conhecer o intervalo de idades, a localização geográfica e o nível de educação de quem irá comprar o nosso produto ou serviço, permite falar na “mesma língua” e satisfazer as suas necessidades atuais e futuras.

De seguida, cuidar dos atuais clientes. Estes são os melhores embaixadores das marcas e são capazes de “vestir a camisola” se estiverem satisfeitos e fidelizados à marca. Se já compraram, então aprovaram a qualidade dos seus produtos ou serviços. Incentivemos a que continuem a comprar, através de campanhas otimizadas.  Desta forma, além de voltarem a comprar, podem partilhar com os seus amigos, que confiando no seu gosto, levará a conversões mais rápidas e maior probabilidade de angariar novos clientes.

E em relação aos canais de venda? Devemos explorar novos nichos de mercado e apostar em canais secundários para escoar os produtos. Há que estar atento a novas oportunidades e tirar proveito delas.
Se é proprietário de um salão de chá e produz tipos específicos de chá, porque não aproveita o vasto potencial do mundo digital e investir numa loja online para vender chás? Desta forma irá escoar algum do seu stock em excesso, dar rotatividade aos produtos e ainda comunicar a localização do salão de chá e o feedback positivo dos seus clientes.

Outro fator importante para conquistar a confiança de novos clientes é a estratégia de relações públicas. Encontre um especialista que possa responder com eficácia às necessidades dos seus clientes. Assim, não só acrescentará valor ao seu negócio como estará presente no sitio certo, à hora certa e com pessoa certa. Quem o procura notará isso e dará preferência à sua marca.

Preço, preço e preço. Não necessita de ter o preço mais baixo do mercado para conquistar clientes. Necessita de estudar o mercado e adequar a estratégia de preço tendo em conta o público-alvo que pretende atingir. Se é proprietário de uma loja que vende produtos premium, apostar em preços baixos pode aumentar o volume de vendas a curto prazo, mas irá diminuir a perceção de qualidade por parte do seu potencial cliente, a médio prazo. Tem a certeza que pretende isso?

Por fim, apostar em publicidade nos meios indicados é a chave para se dar a conhecer. Tal como estaria presente num jantar de networking ou numa feira do seu setor se quisesse promover o seu novo projeto, deve garantir que a comunicação da sua marca cumpre os objetivos e está presente no sitio certo. Recorrendo a publicidade em meios digitais pode facilmente segmentar o público-alvo, monitorizar e mensurar resultados.

Artigo de opinião da autoria de João Valente.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,